Blog do CEJUR

Fique por dentro de tudo que acontece

Carreiras Policiais: o que esperar para 2020/2021?

13/08/2020, por Gisany Pantoja - Colaboradora Equipe Cejur


E, apesar do ‘‘decreto da pandemia’’, ao contrário do que muitos alegam, as carreiras policiais são um bom investimento ainda para este ano, 2020, e início do próximo, 2021.

A governadora de Rio Grande do Norte, por exemplo, já assegurou que o concurso da PC está mantido.  O concurso da Polícia Civil do RN foi autorizado em março de 2020, pouco antes do decreto da pandemia e previa 301 vagas imediatas distribuídas entre os cargos de Delegado, Agente e Escrivão de Polícia.

Outro concurso muito aguardado é o da Polícia Federal, com previsão de edital para dezembro 2020. Aguarda-se cerca de 2 mil vagas distribuídas entre Agentes, Escrivão e Delegado de Polícia e Papiloscopista. Fala-se, inclusive, em mais de 500 vagas para o cargo de Agente Administrativo, este exige ensino médio completo.

Além do mais, existe, ainda, o Concurso da PC-DF. Nesse aspecto, o concurso para Agente foi confirmado pelo diretor-geral da Polícia Civil – DF, oferecendo 1800 vagas, sendo 600 para provimento imediato e 1200 para cadastro reserva. Este concurso ainda está com as inscrições abertas e assim ficará até o dia 08/09/20. Você ainda pode se inscrever! #FicaADica

Por outro lado, acrescenta-se o concurso de PC AL, cuja portaria autorizativa já foi publicada no DOE. Estima-se que serão disponibilizadas cerca de 300 vagas, distribuídas entre os cargos de Agente, Escrivão e Delegado de Polícia.

O Secretário de Segurança do Ceará também já confirmou o concurso da Polícia Civil do Estado. Este concurso tem previsão de 1.500 vagas, dividias entre os cargos de Delegado, Inspetor e Escrivão. Aguarda-se a publicação do Edital ainda para este ano, 2020.

Para o concurso de PC RJ já foi informado que haverá a oferta de 864 vagas de provimento imediato para os cargos de Inspetor, Investigador, Delegado, Perito, Técnico, Auxiliar de Necropsia. O Instituto Acesso foi definido como a banca organizadora para o cargo de Delegado e AOCP para os demais cargos.

Outro concurso muito aguardado é o PC GO. Em julho de 2019 foi anunciada a comissão organizadora do concurso, mas até o presente momento não ocorreu nenhuma outra movimentação oficial. Contudo, recentemente o promotor de Justiça responsável pela 57 Promotoria de Goiânia, expediu recomendação ao secretário estadual de Segurança Pública, para que um novo concurso seja realizado e concluído no prazo de até um ano. Para este concurso está prevista 550 vagas, divididas entre os cargos de Agente e Escrivão.

O concurso de PC SP já formou a sua comissão organizadora. Aguarda-se 2.939 vagas, distribuídas entre Delegado, Investigador, Médico Legista e Escrivão.

Por outro lado, aqui no Estado do Pará, a publicação do edital está cada dia mais próxima. A Secretária de Planejamento e Administração do Estado do  Pará (Seplad/PA), bem como o Delegado-Geral da PC-PA já deu a entender que o edital será publicado até o mês de novembro de 2020, com previsão de 1.495 vagas distribuídas entre Delegado, Investigador, Escrivão e Papiloscopista. Você já sabe quantas estapas têm o concurso para Delegado da PC do Estado do Pará?

Conteúdo (prova objetiva) - Edital do último concurso 2016 - clique aqui! 

Tags

polícia polícia civil polícia federal delegado delegado feredal delegado de polícia civil agente de polícia escrivão concursos carreiras policiais preparação sereipolicial concursos 2020

NOVOS CURSOS NO CEJURNORTE

Amigos do CejurNorte

ÁREA DO ALUNO

Fazer login

Rua Domingos Marreiros, 820 (prédio de esquina com a 14 de Março) CEP: 66055-215

Nas redes

Telefones

(91) 99232-1646
(91) 98267-5493

PAGUE SEUS CURSOS COM: